quarta-feira, 30 de abril de 2008

Minas Trend Preview - Desfile




O repertório do desfile foi variado, mas marcado por muitos vestidos longos, volumosos e esvoaçantes, estampas florais, modelagens amplas e cortes que valorizam e rejuvenescem o corpo feminino. Foi incrível a abertura do Minas Trend Preview, mas dá uma noção do que não vai faltar nas vitrines e araras das lojas durante a primavera verão 2008-2009 em Minas Gerais e no Brasil.

A união de 10 grifes conhecidas internacionalmente casou-se perfeitamente com a harmonia do Oi Fashion Music. Bandas afinadas puxadas por grandes nomes da música brasileira, como Luiza Possi, entre tantos outros, deram às roupas a alma que sua beleza material merecia. Thalma de Freitas e o grupo Panelas de expressão fecharam com chave de ouro com Victor Dzenk! O grupo era formado por crianças na percussão sendo orquestradas! Lindíssimo!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Minas Trend Preview




Hoje é a abertura do Minas Trend Preview!E a Original Brazil estará presente!(graças a Aninha, thanks!)

O MINASTRENDPREVIEW é um evento de pré-lançamentos que antecipa tendências e ocupou um importante espaço de oportunidades de negócios.
Nesta edição, a grande novidade é a integração do Oi Fashion Music. Consagrado no calendário da moda, o evento que vai abrir o MINASTRENDPREVIEW , combina desfiles inéditos ao som de grandes nomes da música.

Além das grandes marcas consagradas do mercado da moda, pequenas e médias empresas do interior do estado participam do Minas Trend Preview. A maioria dessas empresas está concentrada em Belo Horizonte, em Arranjos Produtivos Locais (APLs) coordenados pela Fiemg, como Nova Serrana (calçados), Muriaé (moda íntima) e São João Nepomuceno (vestuário) ou ainda em cidades como Juiz de Fora, Divinópolis, Patos de Minas, Uberaba, Montes Claros, Arcos, Formiga, Uberlândia, Governador Valadares e outras.

Para conferirem a programação, acessem www.fiemg.com.br/mtp

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Origami



Estive na Feira de Papel no Mercado Distrital do Cruzeiro esse final de semana.

O que mais me impressionou foram os origamis! Que perfeição!

Origami (折り紙) é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do Japão. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
A grande divisão entre a antiga dobragem do papel e a nova surgiu cerca de 1950 quando o trabalho de Akira Yoshizawa se tornou conhecido.Essa imagem das borboletas é arte de Akira Yoshizawa. Foi Yoshizawa quem criou a idéia da dobragem criativa (Sasaku Origami) e inventou todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origami do passado, permitindo dobrar uma série de animais e pássaros.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Figureiro



As figuras são feitas com a argila recolhida na beira dos rios ou comprada de fornecedores. São moldadas por mãos treinadas e logo verifica-se a intenção da figureira. Não há um equipamento adrede destinado, o auxílio vem de pedaços de madeira, palitos, canivetes ou facas. Recorre-se ao arame para a sustentação das peças maiores e mesmo como parte delas, a exemplo das “chuvas”. Quando a figura está pronta, é colocada pra secar ao Sol durante um mínimo de 24 horas. Se o clima está nublado ou frio, a secagem dá-se na beirada de fogões a lenha. Já existe na “Casa do Figureiro” um forno elétrico para trabalhos maiores, que podem exigir secagem mais rápida e garantida. Finalizada esta fase, vem a pintura. As peças mais antigas que eu já vi tinham a policromia mais simples e com predomínio de cores primárias. Hoje o recurso pictórico é maior, assim como a atenção aos detalhes. Tenho uma dupla de dançarinos de moçambique cuja fisionomia foi delineada com esmero. Antes e agora, o predomínio é da vivacidade. Há artesãos que, além de pintar suas figuras, enfeitam-nas com penas, fitas, palha e o que mais considerar conveniente. É necessário esclarecer que a habilidade destas pessoas não se traduz em facilidade.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Feira Artenasania do Papel


Vai acontecer aqui em Bh a VII Feira Artesania do Papel.

Local: Mercado Distrital do Cruzeiro

Dias: 26/04 e 27/04 - de 09:00 às 19:00 hs
Essa bolsa é feita de jornal com tecido por uma Associação de MG!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fósforo


Esculturas em fósforo!

Olha só que delicadeza!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mais Bolsas...


Seguindo a tendência e a conscientização...

Ecobag!

Bolsas Artesanais



Como uma usuária, maníaca e colecionadora de bolsas..

Segue uma das minhas marcas preferidas!

Amooooo essas bolsas!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Anjinhos de Cerâmica - João Pessoa


Adoroooo esses anjinhos!

São super delicados!

São feitos de cerâmica, modelados e queimados no forno!

Em João Pessoa diversos artesãos estão produzindo esses anjos, mas a tradição iniciou com esse artesão!

Tem uma artista renomada de João Pessoa que inovou esses anjos, e criou outros modelos que são maravilhosos! Ela se chama Nenê Cavalcanti.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Boneca de Cabaça - João Pessoa



O mesmo stand no mercado de artesanato que tinha a literatura de cordel, também estavam expostas essas bonecas de cabaça!

Elas são muito delicadas, o artesão estava presente no stand produzindo...

Uma habilidade impressionante!

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera. Destaque-se que em algumas zonas de Portugal (especialmente no Minho) utiliza-se a palavra cabaça para designar a abóbora.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mercado de Artesanato Paraibano




Literatura de Cordel!

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

João Pessoa - PE



Bem, agora em Pernambuco, visitamos o mercado de artesanato paraibano em João Pessoa.

Muitos stands com o artesanato típico, o artesanato mais popular são as famosas bonecas de Caruaru!

Elas são lindas, e tem diversos artistas renomados que as fazem, além dos desconhecidos talentosíssimos!

domingo, 13 de abril de 2008

Centro de Turismo - Natal



Ainda em Natal, visitamos o Centro de Turismo.

Fica localizado na Rua Aderbal de Figueiredo, 980.

O prédio foi construído por volta do final do século 19, e tem uma longa história: foi abrigo para mendigos, orfanato e prisão.Desde 1976, tem abrigado o Centro de Turismo, onde se encontram várias peças de artesanato e trabalhos manuais. Cada loja ocupa uma das antigas celas da prisão. Há apresentação de shows folclóricos no local, e nas quintas-feiras tem o forró com turista a partir das 22:00hs.

sábado, 12 de abril de 2008

Natal Rio Grande do Norte


Estamos de volta!
Conhecemos várias peças de artesanato regionais!
Demos um pulinho à João Pessoa, postaremos as fotos também!
As garrafinhas de areia são feitas com areia da praia tingidas.
Cada uma pode ser personalizada com nome e até mesmo com outras imagens.
Esse vídeo mostra a habilidade da artesã ao fazer a peça.
Isso é o Brasil!

sábado, 5 de abril de 2008

Natal - RN


Nessa próxima semana a Original Brazil estará em Natal/RN para conhecer os produtos originais da região!

Semana que vem temos novidades!

Aguardem...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Design

Artista mineiro consagrado!

As peças são feitas de madeira reciclada.

São conteiners que as empresas não usam mais, que são transformados em peças como essa!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Gift Fair


Este quadro é pintado a óleo!

Um stand somente com produtos indianos.

De perto ele impressiona!