As estampas vêm com tudo nesta estação. As coleções de primavera verão 2008 /09 trazem peças e acessórios com diferentes temas estampados, dos geométricos aos exóticos, e entre eles as padronagens animais, que deixaram de ser exclusividade do inverno.
Exuberante, esse tipo de desenho entrou na moda em 1949, quando Christian Dior lançou seu primeiro perfume, Miss Dior, cuja campanha publicitária trazia ilustrações do artista René Gruau mostrando a estampa, que se tornou símbolo de luxo e status. Ela estourou na década de 60 e se tornou sinônimo de elegância quando a então primeira-dama americana Jackie Kennedy adotou o estilo. Foi na mesma década que apareceram protestos em desfiles, criticando a matança de animais para confeccionar peças com as peles. Mas foi a partir dos anos 80 que foi possível imitar o glamour das peles verdadeiras, já que a matéria-prima ficou mais barata. Desde então, os desenhos selvagens não desapareceram mais.
As inspirações desta estação primavera verão 2008 /09 vêm da década de 70 e da África, do estilo hippie e safári. Aparecem em roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, sem esquecer da moda praia, misturadas às cores vibrantes do verão.
No último SPFW (edição verão 2009), a Cia. Marítima trouxe vestidos com estampa de cashmere, biquíni com um mix de onça e floral e caftan de cobra colorida, além de maiôs com prints de onça e zebra. Ainda na moda praia, a Grife Movimento veio para a passarela com criações da estilista Tininha da Fonte, também trazendo as padronagens selvagens. A coleção de Erika Ikezilli também veio misturando desenhos de flores miúdas, remetendo á cultura nipônica, com animais.
Onças, leopardos, zebras, girafas, tigres... Aparecerão tanto os desenhos imitando as peles quanto imagens mais gráficas estilizadas que apenas remetem aos animais. As combinações são feitas com amarelos, violetas e tons terrosos, dependendo das cores da estampa.