quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Semana de moda em Milão


A Semana de Moda de Milão começa na quarta-feira em meio à crise econômica que cortou o número de desfiles e enfraqueceu o setor têxtil italiano.
Pouco menos de 80 grifes vão se apresentar na semana de moda feminina, temporada outono/inverno 2009/2010, que começa na quarta e termina no dia 4 de março.
Enquanto grandes nomes como Giorgio Armani, Versaci e Gucci vão fazer dois desfiles cada um, haverá cerca de 10 desfiles a menos durante a semana, de acordo com a Câmera Nacional Italiana de Moda.
Assinalando os tempos, mais marcas resolveram fazer apenas apresentações, em vez de desfiles, o que sai mais barato.
Dias antes da data marcada, Roberto Cavalli cancelou o desfile de sua marca jovem, a Just Cavalli, depois de ter problemas com sua distribuidora, a Ittierre. O desfile principal de Cavalli não foi cancelado.
"Haverá menos desfiles, mas mais apresentações", disse o chefe da Câmara, Mario Boselli, na semana passada, acrescentando que o número total de grifes aumentou.
"Milão vai ter 10 coleções a mais do que antes da crise. As pessoas não têm o sentimento negativo que tinham antes do Natal, temendo que isto afetasse os desfiles masculinos, em janeiro".
As marcas de luxo não foram poupadas da crise econômica mundial. O setor foi atingido pela queda no consumo, mesmo entre os muito ricos.
A indústria da moda italiana segue os passos do setor automobilístico e está pedindo ajuda ao governo, pois a crise está diminuindo a demanda por roupas e acessórios. O Ministério da Indústria deve se reunir com o setor nesta semana.
A rotação de estoque da indústria de moda italiana deve cair 5 por cento neste ano, para 63,2 bilhões de euros (80,98 bilhões de dólares), de acordo com a Câmara de Moda.


mais infos: www.yahoo.com.br

A história do Carnaval


A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".


Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.


Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.


Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Obama mania


A popularidade global do presidente dos EUA, Barack Obama, refletiu-se na segunda-feira nas passarelas de Roma, onde um importante estilista exibiu um kaftan com o rosto dele, e outro dedicou um traje de "esperança" à primeira-dama Michelle.
Mariotto colocou uma modelo norte-americana vestindo o kaftan de mangas compridas e comprimento até os tornozelos, feito de fibra natural. A estampa era o rosto solene de Obama em vermelho e bege, em toda a largura da peça, e a palavra "Mudança" na parte de baixo.
No sábado, o estilista Fausto Sarli dedicou a joia da sua coleção -- um vestido rosa com cristais e ondas -- à primeira-dama Michelle Obama.
"Dedicamos isto como uma mensagem de esperança -- que ela possa trazer esperança ao mundo durante este período de crise", disse um assessor de imprensa da grife. "É uma homenagem à audácia da esperança e da juventude."
fonte: yahoo.com.br

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ronaldo Fraga - SPFW


Para a coleção de inverno, Ronaldo Fraga foi buscar inspiração no espetáculo ´Giz´ de Álvaro Apocalypse para o grupo de teatro de bonecos Giramundo. O texto trata de abandono e desamparo, “do início e do fim do traço”. Para narrar este causo, Ronaldo abriu mão das jovens, magérrimas e lindas modelos que habitam as passarelas e optou por um casting de crianças e idosos. Homens e mulheres, bem acima da casa dos 65, de cabelos brancos e rugas na cara, e que estavam impecáveis nos looks moderninhos de silhueta ampla criados pelo estilista. Na cartela de cores, off-white, cinza, cru e preto entremeados por pontos de pink e vermelho. O tecidos vão do tradicional algodão, passam pela seda para terminar nas lindas lãs sem tingimento. Os sapatinhos, feitos um a um, são como roupinhas para vestir os pés. Algumas das peças eram furadinhas, como que roídas pelo tempo. Lindo, lindo, lindo!
fonte: Elle