sexta-feira, 9 de maio de 2008

Feira Hippie


Todo mundo que mora em BH conhece a famosa feira hippie, na Av Afonso Pena!

Em 1969, foi criada a Feira Hippie, em Belo Horizonte. Ainda então na Praça da Liberdade, a feira servia para que os artistas ("hippies", afinal, quase todo mundo era naquela época) vendessem os seus artesanatos. A feira foi crescendo e a era dos hippies passou. Quando 1991 chegou, a praça não tinha mais capacidade para abrigar tantas barracas. A Avenida Afonso Pena, a maior da capital mineira, tornou-se o novo endereço e um novo e bem oficial nome foi dado: Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena. Mas não adianta, todo mundo continua conhecendo mesmo como "Feira Hippie".


Atualmente, o artesanato é apenas mais um dos produtos vendidos nas centenas de barracas. Com o tempo a comida de rua passou a ser o principal atrativo para muita gente. Só de churrasquinhos, caldos, sanduíches e salgados são mais de cem vendedores.


E, acredite, em certos momentos do dia, há filas para todos eles.Os produtos que lá circulam chegam de diversas regiões do estado. Das peças artesanais do Vale do Jequitinhonha até as roupas de frio do Sul de Minas. No meio disso tudo: quinquilharias, bijouterias, sapatos e homens-estátuas.


Os tipos freqüentadores são bem diferentes. Para alguns, a feira é o último ponto da noite ainda de sábado. Já o público mais velho acorda cedo para pegar o início da feira, quando a oferta de produtos e a limpeza é maior. Portanto, não raramente o caos da bebedeira de uma noite inteira se mistura aos singelos velhinhos mineiros.


A feira deve ter cara nova até julho! A proposta da Associação dos Expositores de Arte, Artesanato e Variedades da Avenida Afonso Pena (Asseap) é agrupá-las em blocos de quatro, deixando a feira mais organizada e espaçosa.