quinta-feira, 3 de julho de 2008

Artesanato Pernambucano




O artesanato e a arte popular de Pernambuco marcam tipos, formas, cores, texturas e usos , formando um rico e variado patrimônio tão significativo como qualquer outro patrimônio já consagrado, como o de pedra e cal ou ainda o barroco das igrejas, os azulejos , prédios neoclássicos, entre tantos outros.

O turista que visitar Pernambuco sempre leva na bagagem pelo menos uma peça mostrando o rico artesanato pernambucano. Vale bordados (para cama, mesa, banho e vestuário), madeira, barro; tudo feito à mão, num trabalho que exige esforço, paciência. Uma tradição que passa de geração para geração.


Dentre os municípios que se destacam no artesanato de Pernambuco estão:

Caruaru: tendo como celebridade o mestre Vitalino, estabelece-se um vasto núcleo de artistas do barro. A arte do barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular.
Tracunhaém: é o maior centro de cerâmica lúdica e religiosa do Brasil; localizado na Zona da Mata.

Goiana: destaque para as cerâmicas utilitárias e figurativas, com peças em madeira, pedra, cipó, talas de dendê e ferro.

Petrolina: é conhecida pela produção de carrancas em barro e madeira, usadas nas proas das barracas para afastar, segundo a crendice, os espíritos que assustam os pescadores do grande rio.

Olinda: possui o maior celeiro do artesanato em madeira entalhada do Brasil; são talhas ou pinturas, que podem ser encontradas nas inúmeras galerias de arte, ateliers, mercados, feiras e ruas da cidade.

Porção:O município de Porção abriga duas riquezas. Uma‚ natural, é a nascente do Rio Capibaribe; a outra vem das mãos de bordadeiras, verdadeiras artistas, que produzem as rendas de renascença.Famosas no Brasil inteiro, as rendas já encantaram países do outro lado do mundo.




Para saber mais sobre os mais famosos artesãos de Pernambuco, acesse http://www.pe-az.com.br/arte_cultura/artesanato.htm